A Gestão Produtiva visa o aumento da produtividade e redução dos custos. Para isso age no modelo e forma da organização produzir e gerenciar pessoas, processos e sistemas na execução dos objetivos estratégicos.
Havendo esses sintomas:
O Diagnóstico Produtivo envolve o mapeamento, a pesquisa e a verificação da Arquitetura Organizacional (modelo e forma da organização produzir e gerenciar pessoas, processos e sistemas para execução dos objetivos estratégicos) e do Fluxo Produtivo, para identificar as fragilidades e potencialidades operacionais.
A intervenção inicia pela definição e descrição da Cadeia de Comando (organograma) e da Cadeia Funcional (cargos e responsabilidades).
Os Processos e Instruções compreende a descrição dos novos Fluxos e Processos Produtivos, Rotinas, Normas, Políticas e Manuais de Procedimento, bem como, os respectivos treinamentos para capacitar as pessoas das organização na execução das novas práticas.
Durante a os treinamentos para aplicação dos novos Fluxos e Processos Produtivos, Rotinas, Normas, Políticas e Manuais de Procedimento, acontecerão as revisões e ajustes do material formulado. Também é criado um Painel de Indicadores para monitorar o desempenho da Gestão Produtiva da Organização.
Após as revisões e validação dos materiais e dos indicadores, ocorre a formação de Grupos de Melhoria Contínua para cooperar na implementação da nova Gestão Produtiva. Periodicamente haverá auditorias de processos para monitorar o desempenho produtivo.