Estratégia e Inovação se constitui em um conjunto de metodologias integradas para definição de alvo, elaboração de ações estratégicas e organização dos recursos, aumentando as vendas e ganhos financeiros.
Havendo esses sintomas:
Metodologia Proprietária
A Z360 é um método que identifica o problema raiz de cultura e da gestão estratégica corporativa e suas respectivas consequências.
A construção da Z360 é feita pela relação causa-efeito, buscando identificar a restrição da organização, ou seja, o problema-raiz que gera os demais efeitos indesejáveis, impedindo que ela conquiste os objetivos almejados. Para chegar até o problema raiz, realizamos pesquisas com as pessoas chaves da organização e analisamos informações documentais para construir o parecer estratégico.
A Z360 é uma inovação da ZUCCHI, a qual utilizou como base a ARA - Árvore da Realidade Atual que faz parte do processo de raciocínio da Teoria das Restrições criada pelo físico israelense Eliyahu M. Goldratt (1948-2011).
Até o momento, obtivemos 100% de assertividade nos diagnósticos realizados.
Metodologia Proprietária
O Ciclo Z de Inovação é um método que repensa o modelo negócio e a geração de valor da organização, a partir da identificação de problema e oportunidade de mercado, para então propor a solução inovadora. O Ciclo é fundamentado no conceito design thinking. É uma forma dinâmica para identificar, conquistar, manter e surpreender clientes.
O processo inicia pela pesquisa de mercado, entrevistas com clientes, fornecedores e parceiros. Depois, representantes chaves de clientes, fornecedores e parceiros, são reunidos para fomentar criar os fundamentos do que será a inovação!
Após a aplicação do Ciclo Z de Inovação, é elaborado a Proposição Inovadora, a qual será fundamento para o Planejamento Estratégico.
Metodologia Proprietária
O PDE é um método simplificado e objetivo de planejamento estratégico. A partir do alvo (onde queremos chegar), cria-se estratégias integradoras que constroem riquezas para perpetuação da organização. O ponto de partida e de chegada é o Direcionamento Estratégico.
O planejamento estuda e envolve as 5 forças das organização: Governança, Mercado, Operações, Capital Humano e Finanças.No PDE desdobramos o direcionamento da organização, definimos os objetivos, identificamos barreiras, criamos estratégias, controlamos ações, projetamos recursos e monitoramos os resultados.
Nesta etapa, é elaborado o Plano Orçamentário e Painel de Gestão, pois a gestão financeira da empresa deve estar alinhada aos objetivos estratégicos definidos no PDE.
O Plano Orçamentário envolve o mapeamento e projeção das receitas, custos e despesas, do Fluxo de Caixa e do DRE.
O Painel de Gestão compreende os indicadores de desempenho para monitorar os resultados conquistados, se estão em conformidade com o planejado no PDE.
Formação dos Grupos de Melhoria Contínua para que a organização aprenda organicamente e não dependa da consultoria para ter êxito corporativo.
Utilizamos uma metodologia com base nos princípios da Governança Corporativa para formar os Grupos de Melhoria Contínua, que monitoram periodicamente os indicadores e resultados chaves, implantam os projetos e ações do PDE e traçam correções quando necessário, no ótica do PDCA.