Já falamos aqui no blog da Zucchi sobre as principais formas de calcular o valuation da sua empresa e sobre como fazer isso usando o método de fluxo descontado.
Com origem no inglês, valuation quer dizer avaliação de empresas. Consiste em um conjunto de métodos financeiros usados para determinar o valor de uma empresa.
E há muitos motivos para fazer isso, que vão desde demonstrar o seu valor com facilidade aos acionistas, sócios e investidores em potencial até a tomada de melhores decisões internamente.
Neste post, você vai descobrir os caminhos que o valuation pode indicar para a sua empresa. Acompanhe!
Mostre as informações que interessam aos investidores
Precisar ir em busca de investimentos é algo comum no dia a dia de empreendedores, que recorrem a bancos ou a outras empresas em busca de apoio para levarem adiante os seus projetos de crescimento.
A sua empresa ter uma boa reputação no mercado pode até ajudar, mas vai ser preciso provar mais do que isso para conseguir um aporte. O que a maioria dos investidores quer saber é: qual é o valor do seu negócio?
Nesse contexto, o valuation é importante porque pode indicar para esses investidores em potencial se a sua empresa é sólida, se tem potencial de crescer de acordo com o previsto e se é seguro fazer o investimento.
Até porque, para investirem na sua ideia, essas pessoas precisam ter algum retorno, certo?
Saiba o seu valor em ações de compra e venda ou de fusão
As ações de compra e venda e de fusão estão cada vez mais alta não só no Brasil como também no mundo todo.
Para muitas empresas, elas representam oportunidade: de crescimento, de dominar uma fatia maior do mercado, de ter mais vantagens competitivas, de acessar mais recursos e uma estrutura maior.
Os benefícios são muitos. E um processo de valuation pode indicar se determinada empresa está apta a passar por esse processo.
Afinal, para fazer a negociação, é preciso estar consciente do valor da empresa. Do contrário, o negócio pode ser vendido por um preço abaixo de seu valor real, acarretando em prejuízos.
Tenha as informações corretas para abrir o capital
O IPO (Initial Public Offering, ou oferta pública inicial) acontece quando a empresa coloca à venda ações para o público pela primeira vez.
Esse processo, também chamado de abertura de capital, é o sonho de muitos empreendedores. Pois, representa lucro para os proprietários e mais dinheiro para expandir os negócios.
Mas, para abrir o capital, é preciso conhecer o seu valor real, o que permite definir o valor das suas ações, informação que você consegue passando por um processo de valuation.
Mantenha a transparência em sociedades
O valuation é essencial para empresas que funcionam no modelo de sociedade. Isso porque, caso algum dos sócios resolva deixar o negócio, é possível saber o valor que precisa ser pago a ele.
Assim, você mantém a transparência nessa relação, que precisa ser saudável para que a empresa dê certo. قوانين لعبة القمار
Tome melhores decisões internamente
Digamos que você não pretende buscar investimentos, participar de um processo de fusão ou abrir capital em um futuro próximo. Ainda assim, a sua empresa pode se beneficiar do valuation, você sabia?
Toda empresa existe como propósito de gerar riqueza, e o valuation evidencia se você está nesse caminho corretamente ou não. شرح بوكر
Se o valuation está subindo com o passar dos anos, significa que a gestão está sendo eficiente. Se for o contrário, a empresa não está gerando riqueza.
Internamente, ter esse conhecimento sobre o valor da sua empresa é essencial. Pois, permite que a área financeira tome as melhores decisões. Além disso, você obtém uma previsão correta do seu crescimento nos próximos anos.
Neste post, procuramos mostrar como o valuation pode ser estratégico para a sua empresa. Mas, lembre-se, um cálculo tão importante precisa ser feito de forma precisa, com quem entende do assunto. Pois, erros nesse resultado podem resultar na sua empresa tendo prejuízos no futuro.
Por isso, o responsável pelo cálculo precisa dominar as metodologias de cálculo de valuation.
Uma alternativa usada por muitas empresas é contratar especialistas que façam essa avaliação.
Isso é benéfico por dois motivos: além da expertise de quem presta esse serviço, um avaliador externo consegue olhar para os dados da sua empresa com mais isenção em comparação com quem vive a rotina dela.
Se você precisa mensurar o valor da sua empresa, entre em contato com a Zucchi. Nosso time de especialistas está à disposição para tirar as suas dúvidas e ajudar em todo o processo. العاب كازينو مجاني