Você tem uma ideia de negócio que parece promissora, mas como inovar e saber se vai funcionar? É para isso que existe a validação de negócios.
Pode parecer óbvio que é preciso validar um produto ou serviço antes de colocá-lo no mercado. Mas muitos empreendedores, movidos pela vontade de colocar a mão na massa e fazer acontecer, simplesmente se esquecem dessa etapa e fazem lançamentos que o público não queria.
Isso pode, no entanto, custar caro não só em termos de dinheiro, como de tempo e energia.
Neste post, nós da Zucchi vamos mostrar os primeiros passos para você validar seus negócios e como inovar em seus produtos ou serviços.
Validação de negócios: primeiros passos
Empreendedores costumam ser apaixonados pelas ideias de negócio que têm.
E realmente a paixão é importante para qualquer empresa dar certo. Mas é preciso também ter um ponto de vista mais prático para que seu produto ou serviço saia do papel.
1. Reflita!
Por isso que o primeiro passo de uma validação de negócios consiste em refletir sobre algumas questões simples. Pergunte-se:
- Quais são os meus diferenciais?
- Retirando a perspectiva otimista, meu negócio tem chances reais de dar certo?
- Quais são meus pontos fracos e fortes?
Para visualizar melhor as formas de como inovar na sua empresa, você pode usar a análise SWOT, por exemplo.
Preenchendo os quadrantes de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças você consegue ter uma visão do ambiente interno e externo da sua empresa.
2. Converse
Busque conversar com pessoas confiáveis, que entendem do mercado no qual você quer entrar, para validar a ideia.
Caso elas validem seu negócio, vale seguir para a próxima. Mas, se receber muitas críticas, é importante anotá-las e voltar ao primeiro passo para fazer as adequações.
No entanto, cuidado na escolha dessas pessoas: elas devem, como dissemos, ser confiáveis. Uma boa ideia é procurar empreendedores bem-sucedidos, mentores, professores ou mesmo potenciais clientes.
Uma boa maneira de entrar em contato com elas é pela rede social voltada a profissionais LinkedIn.
3. Decida quais pontos validar
Se você decidiu que pode continuar, é hora de decidir quais pontos serão avaliados. Uma ideia é usar o Business Model Canvas, onde é possível listar sua proposta de valor, segmentação de clientes, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos, atividades, parcerias, estrutura de custos e mais. Para decidir como inovar a partir disso, cada um desses pontos precisa ser validado.
4. Faça um Mínimo Produto Viável (MVP)
O MVP (Mínimo Produto Viável) é uma sigla cada vez mais comum nas empresas que buscam saber como inovar. São testes primários que colocam à prova a viabilidade de um negócio.
A metodologia consiste em levar o produto ou serviço a um pequeno grupo de clientes, explicando que se trata de uma versão preliminar que, caso aprovada, será melhorada no futuro.
Mas, atenção! O MVP é uma versão mais simples e barata, mas não é um produto mal feito ou inacabado. A ideia é entender como os clientes lidam com o produto e se ele pode ser aproveitado e melhorado no futuro. Se teve aceitação, siga em frente!
5. Inicie a construção da marca
Se você testou a ideia e ela foi aceita, é hora de construir a sua marca. Pense em como você quer que a sua marca seja vista e tente passar esse posicionamento em tudo o que fizer.
Comece tomando medidas legais de proteção, como o registro da marca e de patentes. É o momento, também, de criar uma identidade visual atrativa, registrar o domínio do site e criar contas nas redes sociais.
6. Conquiste os primeiros clientes!
É tempo também de criar um plano de aquisição de clientes. Aqui entram as primeiras campanhas de marketing, que devem trazer como resultado os seus primeiros consumidores.
Uma maneira de começar é tendo um planejamento estratégico bem definido. Já falamos sobre isso aqui no blog da Zucchi no post Planejamento estratégico: por onde começar o da sua empresa.
A importância de inovar ao criar um negócio
Você testou seu produto com um MVP, decidiu continuar e iniciou as primeiras campanhas. Mas você não vai querer ser só mais uma empresa no mercado, certo? استراتيجية روليت
Durante todo o processo, você pode usar o ciclo de inovação para se destacar. شرح بلاك جاك
O ciclo de inovação consiste em pensar em como inovar em todas as suas práticas de gestão e rotinas.
Isso ajudará sua empresa a enfrentar com mais segurança as mudanças causadas pela tecnologia, a exigência dos consumidores atuais e alta competitividade. Internamente, o resultado são colaboradores mais satisfeitos e consequente retenção de talentos.
O ciclo de inovação é tão importante que nós da Zucchi criamos nossa própria versão dele. O Ciclo Z de Inovação é um método que repensa o modelo de negócio e a geração de valor da organização, a partir da definição do alvo, estruturação do método e captação do recurso.
Fundamentado no conceito design thinking, é desenvolvido em quatro etapas, utilizando uma forma dinâmica e eficiente para identificar, conquistar, manter e surpreender clientes.
O resultado do Ciclo Z é o Canvas, no qual constam todas as definições e inovações levantadas durante o debate.
Para saber mais, leia o ebook Como uma empresa se torna inovadora?.
Que tal começar a inovar na prática com a ajuda de quem entende do assunto?
Esperamos ter trazido boas dicas de como inovar neste post. Mas sabemos que colocar tudo em prática sozinho, sem um método, pode ser difícil.
Por isso, a Zucchi resolveu mostrar um pouco da sua metodologia e Ciclo Z de inovação em um evento direcionado para quem quer e precisa inovar e se diferenciar em um ambiente cada vez mais competitivo.
Se a sua empresa não quer ficar parada no tempo, se inscreva no evento Validação de Negócio: como inovar em produtos e serviços já existentes ou novos. Participe dessa manhã imersiva e focada em inovação e receba uma consultoria exclusiva da equipe Zucchi.
O evento ocorre das 08h30 às 11h30, na Nós Coworking, em 23 de julho de 2019. Inscreva-se agora!