O planejamento estratégico é um guia para atingir os objetivos empresariais. Conforme Kotler, é o processo de gestão que desenvolve e mantém os objetivos, as habilidades, os recursos e as oportunidades de um mercado em constante mudança, visando dar forma aos negócios e produtos da empresa, possibilitando os lucros e o crescimento almejados.
Kotler afirma, também, que o planejamento estratégico encoraja a empresa a pensar sistematicamente no futuro e a melhorar as interações entre os executivos da empresa, além de obrigá-la a definir melhor seus objetivos e políticas. Ainda, proporciona uma melhor coordenação dos esforços da empresa e possibilita padrões de desempenho mais fáceis de se controlar.
Para desenvolver um planejamento estratégico, primeiramente, é necessário avaliar suas bases, ou seja, visão, missão e valores, que compõem o direcionamento estratégico. Quando claro e bem articulado, o direcionamento estratégico permite atrair para a empresa profissionais com perfil e valores pessoais compatíveis com a organização.
Como o Google trabalha
Grandes empresas usam várias metodologias para estruturar o planejamento estratégico. O Google utiliza o método OKR (Objective and Key Results), que ganhou fama por ter suportado o crescimento da empresa de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente, mostrando que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas como por grandes corporações, como lembra Felipe Castro, OKR Coach e sócio da Lean Performance.
O que são OKRs
O OKR (metodologia desenvolvida por Andy Grove), de forma extremamente resumida, é um método de definição de metas estruturado, que busca moldar a cultura da corporação com o planejamento estratégico. Os OKRs traçam objetivos macros no ano, com no máximo três objetivos. العاب كازينو
Fatiando objetivos
Com os objetivos macro traçados, são elaborados os objetivos de curto prazo (geralmente trimestral). Esses, por sua vez, são fragmentados em resultados-chave, definindo-se um responsável em cada área ou departamento. Esses resultados devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes, temporais (SMART) para que todos os envolvidos entendam o que a empresa espera deles.
Assim, o processo é dividido em pequenas ações que, somadas, levam ao alcance do objetivo macro. كيفية ربح المال من الالعاب
Mão na massa
Na última etapa, são definidas as atividades, ou ações-chave que serão executadas para alcançar os objetivos, sem perder tempo com ações não alinhadas ao alvo, ou seja, se o colaborador executar as ações corretamente, ele chegará aos resultados-chave, que levarão ao alcance dos objetivos trimestrais e, consequentemente, aos objetivos estratégicos da empresa.
Conclusão
Esse método é muito eficaz para organizações de diferentes segmentos e tamanhos, uma vez que as responsabilidades e a visão do todo ficam explícitas aos envolvidos.
O acompanhamento dos resultados, por ser quinzenal ou mensal, permite mais agilidade na gestão estratégica. Caso exista necessidade de realinhamento no objetivo ou nós próprios responsáveis, é fácil de rastrear a melhor escolha, pois os resultados são acompanhados de perto pelas lideranças.
Outro ganho em utilizar os OKR é que a empresa se torna cada vez mais assertiva na implantação do planejamento estratégico, pois todas as ações desempenhadas estão conectadas diretamente ao alvo e resultados da organização, ou seja, não se perde tempo com atividades desnecessárias que não contribuem para alcançar o objetivo macro da empresa.
A Zucchi ajuda as organizações a prosperarem utilizando a metodologia OKR para implantar o planejamento estratégico e alinhar o alvo das corporações. الربح الحقيقي Para saber mais sobre esse método e como a Zucchi o executa, deixe um comentário ou escreva para gente.