Com o fim de ano se aproximando, começa aquela correria para definir as ações para o próximo ano e de pensar no planejamento de curto prazo.
Afinal, qual empresa não quer começar o ano novo com o pé direito? Mas, nessa hora, respire fundo. O melhor é fazer esse planejamento para o próximo ano com calma, com um pouco de antecedência e seguindo algumas dicas. موقع ٣٦٥
Neste post, vamos mostrar como fazer um planejamento de curto prazo e definir prioridades para o próximo ano. Acompanhe!
Olhe para dentro…
Na hora de fazer o planejamento de curto prazo, é preciso avaliar o ambiente interno da empresa. Como estão os seus números? Os seus negócios estão indo bem?
É preciso fazer um balanço desse ano, e aqui não se trata só do famoso balanço financeiro, mas também de uma retrospectiva mais completa sobre o que foi feito nos últimos 12 meses, como a produtividade, efetividade, margem de contribuição, calendários de ações, efetividade do marketing e etc.
Aproveite esse momento para relembrar tudo o que você fez no ano que passou. Quais ações funcionaram e quais não saíram como planejado? No segundo caso, o que poderia ter sido feito para melhorar? Quais produtos e serviços venderam bem?
Indicamos também reavaliar os planos de ação criados (5W2H). Com isso, você consegue ter uma ideia das apostas para seguir no próximo ano e das ideias que devem ser abandonadas.
…E também para fora!
Agora que você já fez essa reflexão interna, olhe para fora da empresa. Como estão os indicadores macroeconômicos do seu setor de atuação? Eles podem, também, afetar o seu negócio no próximo ano!
Outro fator a levar em conta são os seus concorrentes. Olhe para fora e veja o que eles estão fazendo e como estão se saindo. O que a concorrência fez de inovador? Em quais ações você pode se inspirar? O que pode fazer melhor? Quais outros modelos de negócios existem que podem nos apoiar?
Aprenda com os erros e acertos dos concorrentes e saia na frente no próximo ano!
Lembre-se de levar essas questões apoiando-se em dados confiáveis, não em achismos. Assim, suas decisões para o próximo ano serão mais certeiras.
Defina suas metas
Com isso em mente, é hora de começar o planejamento propriamente dito. Para começar, escreva os seus objetivos para o ano que está chegando, e isso vale para todas as áreas: marketing, vendas, financeiro…
Quantas vendas quer fazer? Quantos colaboradores será preciso contratar para alcançar esse número de vendas? E assim por diante.
Mas não pode ser qualquer meta que soe interessante. Esses objetivos precisam ser tangíveis e estar de acordo com os objetivos maiores da empresa.
Para isso, você pode usar métodos como o SMART. Essa sigla quer dizer Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-based (ou, em português, específico, mensurável, atingível, relevante e temporal). Essas são as características que a sua meta precisa ter.
Com o método SMART, você leva em consideração o direcionamento da organização e, através dele, determina o que pode ser feito para as metas serem atingidas.
Outra metodologia bastante utilizada é o OKR (Objective and Key Results, que significa objetivos e resultados-chave).
Usado por empresas bem-sucedidas como o Google, o OKR é interesse porque permite que você defina objetivos maiores, que devem engajar os colaboradores, e resultados-chave, que são um pouco menores que os objetivos, mas que influenciam no alcance deles.
Para saber mais sobre essas metodologias que ajudam a definir seus objetivos e metas, leia o nosso post Como definir metas.
Tenha o calendário dos próximos períodos em mente
Quando for definir o planejamento de curto prazo, olhe no calendário as datas importantes do próximo ano. Se você trabalha no varejo ou tem uma loja virtual, isso é especialmente importante para fazer promoções na hora certa.
Afinal, você não quer lembrar da Black Friday, por exemplo, só na semana anterior à data, concorda?
Com as datas em mente, você consegue se antecipar e fazer campanhas nas redes sociais, no ponto de venda e outras ações com antecedência. اندرويد كازينو
Documente o processo do planejamento de curto prazo
Mais do que uma apresentação inspiradora para os colaboradores no início do ano, o planejamento deve ser bem documentado. Mas lembre-se: documentado não quer dizer esquecido!
Muitas empresas deixam o planejamento engavetado e só lembram dele quando está na hora de fazer o próximo. سباق الحصان Ele foi feito para ser manipulado periodicamente, e atualizado constantemente.
Por isso, compartilhe o planejamento com a equipe e o mantenha em um lugar de fácil acesso para todos lembrarem dos principais pontos ao longo do ano.
Faça a análise
Por fim, não esqueça de acompanhar os resultados desse planejamento.
Monitore as metas definidas para saber como pode fazer ajustes, reduzir custos ou aproveitar uma nova oportunidade.
Lembre-se: o planejamento anual não é algo estático, é possível adaptá-lo para acompanhar o cenário da empresa e as mudanças no mercado.
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Durante esse evento imersivo de três noites, a Zucchi vai abordar os seguintes temas:
- Planejamento Estratégico
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