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Etapas do Planejamento Estratégico: por onde começar o da sua empresa

Planejamento Estratégico

Você sabe quais as etapas do planejamento estratégico da sua empresa?

Conhecê-las é fundamental para gestores que buscam atingir seus objetivos. Ainda assim, o processo pode tirar o sono de quem precisa colocá-lo em prática.

Mas a verdade é que fazer um bom planejamento estratégico não é difícil: para dar conta da tarefa, basta conhecer bem as etapas.

Neste post, nós da Zucchi trazemos as 4 principais etapas do planejamento estratégico para você começar.

O que é planejamento estratégico

Um planejamento estratégico consiste em elaborar uma estratégia para a empresa e definir como alcançá-la.

Nele, o negócio reconhece a situação atual e faz projeções para o futuro, colocando no papel como deseja estar daqui a alguns anos.

Ter essa visão de longo prazo é importante pois prevê mudanças que vão ajudar você a se diferenciar no mercado.

É como viajar com ou sem mapa: sem o mapa, talvez você até consiga chegar ao destino, mas certamente levará mais tempo e mais erros do que se tivesse um itinerário bem definido. Também permite antecipar possíveis riscos.

E mais: em termos de concorrência, certamente você sairá na frente de se tiver um bom planejamento estratégico.

Afinal, com um plano bem definido, é possível executar ações que oferecem vantagens competitivas.

Ter um planejamento estratégico é essencial para empresas que buscam uma visão clara dos seus objetivos.

O plano pode ser realizado mensalmente, semestralmente, anualmente. A frequência depende do que a empresa deseja alcançar no momento.

E ele pode ser revisto e ajustado, caso necessário.

As 4 etapas do planejamento estratégico: conheça cada uma delas e saiba por onde começar

1. Defina o direcionamento estratégico

Na ZUCCHI, temos um princípio metodológico que é assim, O ALVO DEFINE O MÉTODO E ATRAI O RECURSO.

Vamos deixar mais claro nosso princípio, se você tem um alvo que é de atravessar uma rodovia, esse alvo vai definir como você vai atravessar, que pode ser a pé, de carro, bicicleta ou patinete.

É a definição do método pode lhe exigir recursos ou não, que podem ser físicos, humanos, financeiros, tecnológicos e etc.

O primeiro passo ao entrarmos em uma empresa é definir aonde os empresários querem que o negócio chegue, ou seja, definimos o ALVO, se é abrir duas novas unidades, alcançar resultado financeiro de 25% ou aumentar a participação no mercado.

Esse alvo irá definir o como faremos para chegar lá, que pode ser aumentar o número de representantes, diminuir os custos e despesas ou ter uma ação mais expressiva de marketing.

Na definição do alvo é muito importante entender o propósito da organização, missão, visão, valores, posicionamento mercadológico e objetivos estratégicos, e para isso temos um material bem interessante sobre o CICLO DE INOVAÇÃO que é base para essa construção.

2. Diagnóstico e análise

Agora que temos o alvo claro, o próximo passo é avaliar o que nos impede de alcançar os objetivos, ou seja, quais são as barreiras que temos?

E assim como na área médica, precisamos de um bom diagnóstico para propor a solução dos problemas.

Utilizamos algumas metodologias de análise 360º para identificar o problema raiz, ou seja, para entender o que impede de alcançarmos os objetivos.

Também utilizamos análises de cenários buscando olhar para o passado (aprendendo com os erros) para conseguir avaliar também o futuro.

Outras metodologias que avaliamos utilizamos são as 5 forças de Porter, SWOT e BCG que são aplicadas conforme nicho de atividade e necessidade.

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3. Defina o mapa estratégico

Agora que sabemos o que nos impede de alcançar os objetivos é a hora de começar a deixar o planejamento estratégico mais palpável, ou seja, mais claro e objetivo.

Através da estrutura organizacional da empresa, é fragmentado os objetivos estratégicos dentro das cinco áreas organizacionais, Mercado, Operações, Capital Humano e Finanças.

Nesta etapa, comunique toda a empresa que o plano está sendo construído e convide os funcionários para participarem.

Afinal, um plano construído de forma coletiva certamente será mais bem aceito e assertivo.

Utilize as principais lideranças da empresa para calibrar todos os objetivos e definir a inteligênte ação que será utilizada para romper as barreiras, ou seja, a estratégia corporativa.

Em sequência são definidos os indicadores, ou os dedos duro da gestão, que serão utilizados para mostrar quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente como anda a gestão, e se estamos no caminho de alcançar os objetivos.

Para cada indicador criado, é necessário definir uma meta, ou seja, um fracionamento do grande alvo corporativo, e sabendo os desafios que a empresa e as áreas organizacionais terão pela frente, é possível definir as ações e projetos táticos que acontecerão para romper as barreiras.

4. Implantação e controle

Um planejamento estratégico tem pouca utilidade se for parar na gaveta. Por isso que, depois de feito, ele deve ser divulgado entre todos os colaboradores.

Fazer reuniões produtivas, enviar e-mails, conversar com os colaboradores. A palavra-chave esta etapa é a comunicação. Fale não só com os chefes de cada departamento, mas também com os membros das equipes.

Fale não só com os chefes de cada departamento, mas também com os membros das equipes.

Mostre as tarefas que precisarão ser cumpridas e destaque a importância da participação de todos.

Depois de traçar seu planejamento e implementá-lo, chega a hora de acompanhar os resultados.

Você pode acompanhar o desempenho de cada uma das equipes ou de pessoas específicas. Nessa etapa, ajustes podem ser feitos para que tudo saia como planejado.

E a sua empresa, tem um planejamento estratégico? Clique aqui, conte para nós o que achou do post e aproveite para marcar uma conversa para saber mais como a Zucchi pode ajudá-lo a definir melhor a estratégia da sua empresa.

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