O M&A (do inglês, Mergers and Aquisitions) trata-se de operações de fusão e aquisição de empresas. A primeira impressão de muitos empresários é de receio e de desconfiança quando ouve esse nome.
Eles lançam olhares negativos para o processo. Porém, nem sempre o conhecem adequadamente. E, assim, ainda não sabem que o M&A pode, na realidade, contribuir com suas empresas.
Tanto o é que a primeira reação de boa parte dos empresários é uma pergunta quase de espanto, como por exemplo: por que eu venderia minha empresa?
Uma empresa pode realmente crescer com o M&A?
Antes de responder a essa questão, vamos relembrar um ponto bastante importante quando as empresas são analisadas.
Todos os negócios têm um ciclo de vida, e cada empresa está, necessariamente, em uma dessas fases:
1. Introdução
Essa é uma etapa inicial da empresa, em que ela sai do chão e inicia sua curva de crescimento. O objetivo, nesse período, é buscar aumentar o capital.
2. Crescimento
Essa fase é praticamente autoexplicativa. A curva do gráfico da empresa está em ascensão e o objetivo é avançar. Nós da ZUCCHI acreditamos que essa é a fase mais importante de uma empresa, pois “a empresa que não está crescendo, estará morrendo”.
3. Maturidade
É o auge da curva que representa o gráfico da empresa. Embora isso seja bom, essa fase não é duradoura e pode proceder o início do declínio. Esse é um momento crucial para a implantação de inovações, o que pode fazer a curva do gráfico seguir subindo.
4. Declínio
Caso a empresa queira seguir como na fase de maturidade e não tomar uma atitude, ela corre sério risco de iniciar o declínio.
Para que a empresa siga “saudável” administrativa e financeiramente, é preciso tomar determinadas ações em cada uma das fases do ciclo de vida.
As estratégias são diferentes em cada etapa, mas precisam ser aplicadas com assertividade para que o negócio mantenha-se firme e possa seguir atuando no sentido do crescimento.
Uma das possibilidades de inovar, apontada na fase da Maturidade de uma empresa, é justamente uma operação de fusão ou aquisição.
E não necessariamente você precisa vender sua empresa. O M&A prevê, também, fusões de negócios da mesma área de atuação, ou de setores próximos e complementares.
Por fim, de qualquer modo, você pode comprar outra empresa.
O M&A certamente serve para que empresários vendam seus negócios. Há casos em que não há interesse em sucessão familiar, por exemplo, e o empresário está, de certa maneira, cansado e deseja aposentar-se.
Porém, nesse texto o foco é justamente o outro lado: dos que desejam comprar empresas ou fundir outros negócios aos seus.
Vantagens do M&A
Se você deseja crescer e acredita ter uma boa oportunidade de compra ou fusão de uma empresa à sua, o M&A certamente será fundamental. Com isso, você irá expandir seu mercado de atuação.
Nesse caso, o M&A é utilizado como uma estratégia para que sua empresa não fique parada ou, no gráfico do ciclo de vida, não comece a decair.
E como isso ocorre? Se há uma fusão ou uma aquisição, certamente será necessária alguma inovação.
Portanto, os colaboradores precisarão agregar novos conhecimentos – tanto os seguirem na sua empresa, os da empresa comprada ou os que ficarem no negócio fundido.
Outro ponto extremamente interessante quando falamos em M&A é a possibilidade de otimização de operações e de custos. Por exemplo: em muitos casos, não será mais necessário ter duas equipes de atendimento.
Outros exemplos: duas equipes de administrativo, ou duas equipes de compras. Normalmente o empresário compara o desempenho da operação e encerra a mais improdutiva.
Numa empresa que integra o que antes eram dois negócios distintos (no caso de uma fusão), os times podem ser anexados.
Isso pode, posteriormente, resultar na redução de pessoal (mantendo os que entregam melhores resultados), uma vez que vai se tratar de uma única empresa.
Certamente, outra vantagem imensamente importante será a expansão do mercado.
Afinal, os clientes da empresa que foi comprada ou da qual foi realizada a fusão também passam a ser seus clientes, aumentando a carteira e por consequência gerando mais negócios assertivos.
Como escolher uma empresa para aquisição?
Essa é uma pergunta bastante relevante. Afinal, nenhum empresário deseja comprar um negócio fadado ao fracasso.
Ao mesmo tempo, para ser uma real oportunidade, a empresa não pode ser de completo sucesso – já que isso a tornaria extremamente cara.
Aí entra o trabalho reconhecidamente competente da Zucchi. A metodologia de operação da Zucchi M&A inclui cinco fases: Interesse, Preparação, Divulgação, Negociações e Transação.
O Interesse é a fase na qual identificamos se os diretores têm o desejo de vender uma empresa ou parte dela. Ele é constatado por um licenciado Zucchi M&A, aquele profissional que percebe esses movimentos e faz os levantamentos de informações iniciais.
Depois, a empresa que será vendida é estudada a fundo pelos especialistas da Zucchi. Nessa fase, chamada de preparação, informações econômicas e financeiras são detalhadas.
Também é são elaborados o Plano de Negócio e o Valuation. Define-se a Taxa Interna de Retorno (TIR) e todas as informações das quais o comprador precisará levar em consideração.
Enfim, é feito uma minuciosa análise da empresa.
Num paralelo com a saúde, seria além de um raio-X da empresa: seria, realmente, uma ressonância magnética, na qual todos os fatores são vistos, entendidos e explicados nos documentos.
A fase seguinte, a Divulgação, é quando de fato a empresa é colocada à venda. Na Zucchi há uma plataforma online exclusiva que mostra tais oportunidades. Assim, os investidores podem ter acesso a elas e, posteriormente, solicitar mais informações.
Nas Negociações, o empresário que tem interesse em comprar outra empresa é levado a conhecer o negócio e compreende todos os pormenores do processo.
Por fim, há a Transação, com a efetivação da operação. A Zucchi participa dessa fase dando apoio ao início das atividades da nova empresa.
Quer saber mais sobre o M&A e como ele pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Entre em contato conosco!