O ciclo de vida das empresas é composto pelas fases de Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
Cada uma das fases deste ciclo demanda ações e estratégias diferentes para que a empresa continue ativa e crescendo no mercado em que atua.
Se perguntarmos para você, qual a fase que a sua empresa está, você saberia nos responder?
Quando falamos em vender as ações de uma empresa é comum a reação receosa do empresário. As perguntas que sucedem à reação são sempre as mesmas:
Como assim vender a minha empresa? Por que eu faria isso?
Você nem sempre precisa vender, pode ser um bom momento para expandir o mercado através de uma compra, ou seja, do M&A (do inglês, Mergers and Aquisitions).
O M&A significa fusões e aquisições, e ele pode ser utilizado como uma estratégia para trazer inovação, conhecimento, otimização de operação e de custos, expansão de mercado, entre outros benefícios para a empresa.
Ao falar de Fusões e Aquisições, uma palavra bastante utilizada é sinergia.
Ela dá a ideia de que os processos internos da empresa se combinarão e o desempenho será melhor, gerando mais lucratividade à organização.
Mas cuidado ao utilizar os termos, pois fusão e aquisição são duas operações distintas.
Fusão se caracteriza como uma operação na qual duas empresas se fundem com um objetivo específico, geralmente o nome de ambas mudam.
Para que as diferentes necessidades das empresas sejam sanadas, existem cinco tipos de fusão, sendo elas: horizontal, vertical, conglomerado, fusão de extensão de mercado e fusão de extensão de produto.
Fusão horizontal:
acontece entre duas ou mais empresas que atuam no mesmo mercado. Geralmente se fundem para que consigam um market share (fatia de mercado) maior.
Fusão vertical:
acontece quando os produtos ou serviços de duas ou mais empresas se complementam no mercado.
Os objetivos dessas empresas com a fusão englobam maior controle sobre as atividades, proteção do investimento principal, ganho na facilidade da distribuição dos produtos e na compra de matérias-primas.
Conglomerados:
As atividades podem não possuir semelhança ou relação nenhuma entre si, o objetivo de uma fusão por conglomerados é o aproveitamento de uma oportunidade de investimento com retornos financeiros atrativos.
Fusão de extensão de mercado:
São empresas que têm os mesmos produtos, porém trabalham em mercados diferentes, normalmente se unem para que possam ter mais segurança e expandir a sua área de atuação.
Fusão de extensão de produto:
Os optantes por esse tipo de fusão são empresas que possuem produtos que se complementam e operam no mesmo mercado, se fundem com o intuito de aumentar os seus clientes e, com isso, ter uma lucratividade maior.
Diferentemente do processo de fusão, o processo de aquisição é quando uma empresa compra a outra, ou seja, o controle acionário passa a ser da empresa compradora e a empresa comprada deixa de existir.
Geralmente a aquisição ocorre quando uma empresa avalia ser mais vantajoso comprar uma empresa já existente do que aumentar a sua estrutura.
O processo de aquisição geralmente acontece de forma amigável, no qual os executivos auxiliam nos processo pois enxergam benefícios (aumento de mercado, inovação…).
A aquisição pode ser feita através de compra da maioria das ações da empresa ou então pela compra de ativos líquidos da sociedade.
As duas formas possuem seus pontos positivos e negativos, que devem ser analisados caso a caso.
Agora que o termo “Fusão e aquisição” está desmistificado e você já sabe que o M&A pode ser um aliado para os seus negócios, você se imagina comprando uma nova empresa ou vendendo o seu negócio?
A Zucchi está se especializando cada vez mais nessa área na busca pela melhoria contínua.
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