Já explicamos no nosso post anterior Como estruturar um plano de negócio, o passo a passo para ser assertivo. Mas você sabe quais são as vantagens reais de se elaborar um plano para seu projeto ou empresa? De acordo com o Sebrae, 60% das companhias fecham por não ter um plano de negócio definido. Neste texto apresentamos 7 vantagens que justificam a necessidade e a efetividade de um bom plano de negócio.
1 – Entender exatamente como é o seu negócio
Com um plano de negócio, qualquer pessoa que o ler entenderá como seu negócio ou projeto funciona da maneira mais palpável possível. Isso ajuda o empresário a conseguir investidores ou empréstimos, uma vez que até mesmo as projeções de ganhos estão estimadas. Para fazer projeções viáveis, a Zucchi utiliza o Ciclo Z de Inovação, um método que repensa o modelo de negócio e a geração de valor da organização, a partir da definição do alvo, estruturação do método e captação do recurso.
2 – Definir onde se deseja chegar
Quando se tem um plano de negócio, faz-se a projeção de cenários futuros. Esses cenários demonstram onde o negócio ou projeto pode chegar, considerando as diversas variáveis de mercado. العب واكسب Além das projeções, há o detalhamento da visão, missão, valores e posicionamento estratégico, que são essenciais para entender o propósito da empresa.
3 – Acompanhar os resultados e expectativas do negócio
Ao se fazer um plano de negócio, as projeções financeiras permitem entender se o andamento do negócio ou projeto está de acordo com o esperado pelos investidores. Assim, há possibilidade de rever custos, adequar preços e tomar decisões com a finalidade de manter a perenidade da organização. Ao menor sinal de mudança de rumos, é possível identificar o problema e resolvê-lo rapidamente, reduzindo os riscos para o negócio. Além disso, o detalhamento de métricas de avaliação dos diversos pontos garante o alinhamento da empresa com seu propósito.
4 – Conhecer o mercado em que o negócio será inserido
No plano de negócio, consta o estudo do mercado onde o projeto será inserido, com informações que possibilitam estimar suas receitas, seus concorrentes, as limitações do projeto e possíveis ameaças do segmento.
5 – Entender a viabilidade da ideia
Todos possuem ideias que, inicialmente, são ótimas, mas somente com um plano de negócio, no qual são levantados os aspectos de mercado, investimento e projeções de retorno, pode-se verificar se a ideia realmente vale a pena. Isso evita que seja feito investimento em algo que não tem perspectiva de retorno efetivo.
6 – Definir posições e atribuições
No plano de negócio, detalha-se o processo produtivo e a necessidade de pessoal. Esses pontos são extremamente importantes para um negócio, pois definem as atribuições de cada pessoa e a produção discorre de maneira natural, uma vez que o passo a passo das tarefas está descrito.
7 – Vantagem competitiva
O plano de negócio é uma ferramenta que avalia todos os pontos-chave do negócio. Dessa forma, o projeto tem vantagem sobre outras empresas menos estruturadas. لعبة القمار اون لاين Pontos como análise do produto e clientes em potencial são de suma importância para entender o melhor modo de efetivar a venda, o que se traduz em sucesso empresarial. العاب بوكر للكبار
Além das vantagens descritas acima, existem outras que podem ser exploradas. O plano de negócio, em resumo, é a possibilidade do empreendedor elaborar algo novo ou inovar em algo já existente, com uma análise crítica do assunto. Uma ferramenta que dá ao empreendedor a oportunidade de fomentar uma nova necessidade ao seu potencial cliente.
Você já tem um plano de negócio? Se não, fale com a Zucchi, somos especialistas em avaliar a viabilidade e estruturar novos negócios.