Antes de você ler esse texto, gostaria de lhe propor uma reflexão: Por que sua empresa existe?
Muitos empresários diriam que suas respectivas empresas existem para:
– transportar uma mercadorias de um ponto “A” a um ponto “B”;
– outros diriam que sua empresa existe para embelezar pessoas;
– outros ainda diriam ainda que sua empresa existe para atender uma demanda de mercado;
– e outros até diriam que suas empresas existem para realizar sonhos.
Tudo isso está correto, porém esta é a parte romântica da história. Precisamos nos conscientizar que toda e qualquer empresa tem um único objetivo primário: gerar riqueza.
Empresários e empreendedores investem recursos (tempo e dinheiro) com o objetivo de maximizar esse investimento através do lucro gerado por suas empresas.
Antes de seguirmos adiante gostaria de lhe propor uma segunda reflexão: por que empresas quebram?
Segundo dados divulgados na internet, aproximadamente 65% das empresas abertas no Brasil não passam do quinto ano de vida.
Se investigarmos o principal motivo desta falência certamente teremos em comum nessas empresas problemas no financeiro e ausência de caixa. Essas empresas não conseguem gerar lucro econômico, e consequentemente não geram dinheiro para pagar suas contas.
Quer saber onde entra a gestão do financeiro em toda essa história?
Então imagine-se fazendo sua primeira viagem de avião. Você confessa à aeromoça sua vontade de conhecer a cabine do piloto, imaginando ver uma série de relógios: um marcador de combustível, um marcador de velocidade, um marcador de altitude.
No entanto, ao chegar à cabine você se depara somente com um marcador de velocidade e nada mais.
Ao questionar o piloto sobre a importância das outras ferramentas para um voo seguro o piloto lhe responde que nesta viagem controlaria apenas a velocidade.
Você permaneceria neste avião? Certamente não!
Como fazer a gestão do Financeiro?
A gestão do financeiro de uma empresa possui exatamente o mesmo propósito: criar uma série de ferramentas de gestão que vão medir mensalmente os resultados financeiros criados pela sua empresa. Com isso, você deixa de gerenciar sua empresa pelo “achismo” e passa a ter certeza dos seus resultados.
Como poderíamos criar uma meta de 25% de lucratividade se nem sabemos a lucratividade atual da empresa? Como podemos criar uma meta de diminuir os gastos em 15% se nem sabemos quais são nossos gastos atualmente?
A gestão do financeiro começa com o processo de registrar cada centavo que entra e cada centavo que sai da sua empresa. Assim você poderá montar seu bom, velho e subestimado fluxo de caixa.
Segundo dados disponíveis na internet, mais de 80% das empresas no Brasil não utilizam o fluxo de caixa. Portanto, os empresários (se é que podemos usar esse termo) não sabem quanto dinheiro entra, sai ou sobra em suas empresas.
Razões para fazer a gestão do financeiro
Elencamos, então, sete razões extremamente importantes para você fazer a gestão do financeiro da sua sua empresa:
1) Descobrir o resultado econômico da sua empresa: cuidando do seu financeiro você será capaz de descobrir o lucro ou prejuízo da sua organização;
2) Descobrir a saúde do financeiro: fazendo corretamente a gestão do seu financeiro você descobre quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai e quanto dinheiro sobra no seu caixa.
Neste ponto vale a pena explorarmos um pouco mais esse conceito. Você precisa entender que a saúde financeira da sua empresa está relacionada com a quantidade de dinheiro disponível que você tem no caixa.
Se você possui dinheiro sobrando no caixa e consegue até aplicar dinheiro mensalmente, esse é um forte indício de que sua empresa possui saúde financeira.
Agora se você não tem dinheiro sobrando ou pior ainda, paga alguns boletos atrasados, utiliza-se do cheque especial, está fazendo capital de giro para pagar fornecedores e salários, muito provavelmente sua empresa não possui saúde financeira.
3) Descobrir onde está indo o dinheiro da sua empresa: fazendo a gestão do seu financeiro você vai descobrir para onde está indo o seu dinheiro.
Tenho certeza que neste momento você pensou “Eu sei para onde está indo meu dinheiro”. Pois então te faço um desafio: crie um relatório de todas (quando eu digo todas eu digo todas mesmo) suas despesas do último ano.
Você vai se surpreender com alguns vilões e descobrirá quais são verdadeiramente os principais gastos da sua empresa;
4) Criar um bom planejamento orçamentário: com as descobertas que você fez acima você pode então definir limites de gastos e receitas a serem atingidos.
O planejamento orçamentário de uma empresa é como uma receita de um belo bolo de fubá. Nele você encontra a quantidade de receitas e despesas que deverá ter no mês para construir os resultados financeiros que sua empresa precisa;
5) Criar indicadores de performance: medir a eficiência operacional e financeira da sua empresa através de indicadores acaba com a gestão por “achismo”.
Eles devem servir de força motriz para quebrar sua inércia e te levar a pensar em inteligentes ações que aumentarão seus resultados.
6) Acabar com a gestão por “achismo”: controlando o financeiro da sua empresa, você terá números que te auxiliarão em qualquer decisão.
7) Melhorar os resultados: fazendo gestão do financeiro da sua empresa você poderá conhecer intimamente seus resultados e então poderá criar ações para melhorá-lo.
Lembre-se: se você deseja aumentar o lucro da sua empresa, o primeiro passo é conhecê-lo.
Está com dificuldade nessa tarefa ou não sabe por onde começar? A Zucchi é especialista nesse assunto. Entre em contato para conversarmos!